sábado, 8 de agosto de 2015

NUTRIÇÂO NO PERÍODO DA MUDA

...A alimentação e nutrição das aves são, normalmente, encaradas como um factor muito importante e, quase sempre apontadas como parte do sucesso ou insucesso na criação..." 
 
Nutrição no Período de Muda
A alimentação e nutrição das aves são, normalmente, encaradas como um factor muito importante e, quase sempre apontadas como parte do sucesso ou insucesso na criação. Contudo a maioria dos criadores preocupa-se bastante mais com a alimentação das suas aves durante a fase de criação do que nas restantes.
Para analisar melhor a alimentação das aves, é necessário compreender, em primeiro lugar, o ciclo reprodutivo “natural” que apresenta alterações relevantes ao longo do ano.
Assim, podemos assinalar três fases distintas no ciclo reprodutivo anual das espécies sazonais, como é o caso do canário selvagem (Serinus canaria) e, obviamente, da raça Gloster, iniciando-se como período de descanso, segue-se a época de reprodução, durante a qual o criador redobra a sua dedicação e cuidado para com as aves e, finalmente a época de muda.
Estas são as três fases consideradas mais relevantes na criação do canário ao longo do ano. Do ponto de vista nutricional, devemos acrescentar uma quarta fase, a qual refere-se à preparação dos reprodutores, na transição entre descanso e reprodução.
A época da muda assume grande importância, pois influencia directamente a aparência externa da ave. Uma ave com plumagem em más condições dificilmente se mostrará atractiva e muito menos poderá atingir bons resultados em exposição.
Vamos então analisar algumas particularidades da muda e como poderemos conseguir melhores resultados nesta fase através de uma nutrição equilibrada.
A plumagem é uma das características típicas das aves.
Aquilo a que chamamos pena, é o elemento base e apresenta uma variação e constituição bastante complexas. Em temos evolutivos, as penas são uma adaptação das escamas dos répteis ancestrais.
Embora estejamos habituados a relacionar as penas unicamente com a capacidade de vôo, estas desempenham diversas outras funções e, podem mesmo assumir especializações bastantes distintas.
Em primeiro lugar, são um excelente isolante térmico, mantendo o corpo quente, este factor é de extrema importância nas aves cuja temperatura corporal é mais elevada que nos mamíferos. Segundo, porque permitem uma forma de identificação e comunicação visual, factores essenciais do ponto de vista da camuflagem natural e comportamento sexual.
Se as penas constituem o exterior das aves, são, obviamente, responsáveis pela sua coloração. A forma como as cores estão presentes nas penas é importante para compreender a pigmentação e a forma como observamos as nossas aves.
A cor é conferida por pigmentos que podem estar presentes na própria queratina e, neste caso, são compostas por pigmentos melânicos (melaninas). As melaninas podem de uma forma genérica ser negras (eumelanina) ou castanhas (phaeomelanina). As melaninas conferem as cores castanho, negro e cinzento.
Além desses pigmentos, existem os designados carotenóides que incluem a famosa cataxantina e os beta-carotenos. Existem outros carotenóides como luteínas, astaxantinas e rodoxantinas, com diferenças ao nível da química estrutural. Os carotenóides são de uma forma geral responsáveis pelas cores amarelo, laranja e vermelho.
Enquanto as melaninas são produzidas pela própria ave, os carotenóides Têm de ser ingeridos na alimentação.
Estas são as únicas cores pigmentarias que existem na plumagem, todas as outras como o verde e o azul são resultado de alterações estruturais nas penas que alteram a reflexão da luz.
De uma forma mito genérica, uma ave verde possui tanto a pigmentação melânica como factores reflectores. Normalmente no caso dos canários, apenas o factor azul é apontado como um factor de reflexão embora tecnicamente estes existam também noutras linhas de cor.
Quando observamos uma ave, vemos apenas as extremidades das penas, já que estas encontram-se sobrepostas. Como esta também é a zona mais sujeita a desgaste, a coloração vai-se alterando com o tempo. Importa reter sobre a estrutura e formação da plumagem que a coloração apenas é adquirida durante o processo de crescimento da pena, uma vez terminado esse processo, a plumagem perde a capacidade de receber pigmentação melânica e lipocrómica. É por este motivo que é essencial que as aves disponham de condições de nutrição adequadas no período de muda, para que possuam uma plumagem bem constituída e atraente.
É importante fornecer aminoácidos sulfurados às aves em muda, pois desta forma entram em muda mais rapidamente, completando-a com mais facilidade e rapidez. A explicação é simples pois as penas são formadas quase inteiramente por proteínas e, particularmente proteínas ricas em enxofre, a alimentação rica em aminoácidos sulfurados facilita a constituição das proteínas necessárias.
As sementes são relativamente pobres em aminoácidos, sendo necessário fornecer suplementos alimentares balanceados encontrados nas melhores marcas disponíveis no mercado.

Sem comentários:

Enviar um comentário