sexta-feira, 17 de agosto de 2012

PERGUNTAS e RESPOSTAS








Pergunta

Tenho um casal de  canários  e  eles sempre se  deram bem.  Por diversas vezes criaram. Este ano, infelizmente, não sei o que se está a passar, pois a fêmea pôs  três ovos, tendo nascido apenas um filhote e fui dar com ele no ninho morto.  Já estavam a começar a aparecer as primeiras penas.
O que poderá ter acontecido ?
Alguma doença, em especial?                                                                                                             O casal pode ainda vir a ter novas crias?
                                                                                      
Resposta

Provavelmente,  o  casal sofre  de  salmonelas  e collibacitos.São dois tipos  de  parasitas extremamente fáceis dos canários apanharem. Esses parasitas  provocam  a  morte  das crias  nos  ovos ou no ninho e quando são pequenas.  No inicio  de cada  época  de criação deverá sempre efetuar um tratamento às aves para precaver essa  situação. Recomendo que adquira um produto para  esse tipo de tratamento com  o  salmonelose ou  o seridone ou outro e siga a prescrição do  produto. Só depois deverá dar inicio à criação de canários. Provavelmente, esta época já não irá ter sucesso na criação.






Pergunta
1 - Qual é o mês certo para criar?
2 - Quanto tempo demora para chocar o ovo?
3 - Conto a partir do primeiro ou do último ovo?
4 - Quando nascer é preciso separar o macho?
5 - Com quanto tempo consigo definir  se          .
     os filhotes são machos ou fêmeas?
6 - Depois de quanto tempo posso deixar           .
      a fêmea botar novamente?
Resposta:


1-a época vai de Março a Julho (aqui em Portugal pode. eventualmente, ir até Agosto)
2-um ovo demora cerca de 13 dias a ser chocado;
3-Conta a partir do ultimo ovo no caso de os retirar do ninho no dia em que são postos e colocá-los todos novamente no dia em que o ultimo é posto;
4-Normalmente não é necessário retirar o macho, pois são bons pais e maridos;
5-Só depois da muda da pena, ou seja cerca de 5 a 6 meses após terem nascido;
6-Isso acontece de forma automática. Quando as crias saírem do ninho, limpe o interior do mesmo e volte a colocá-lo na gaiola novamente. Terá de colocar também material para a femea fazer o ninho.


___________________________________
PERGUNTA:

Tenho um casal de canarios e a femea colocou os ovos fora do ninho. Colocou-os no chão da gaiola ... não sei porque fez ela isso ... na gaiola tem um ninho. Eu não sei o que fazer... não sei se pego nos ovos e os coloco no ninho ou se deixo no chão da gaiola. Ela não fica a chocar os ovos ... simplesmente os colocou no chão da gaiola e deixou-os lá. Como proceder ?

Resposta:


O que terá a fazer é colocar material para ninho no local onde a femea coloca os ovos ou até colocar o ninho nesse sitio com os ovos lá dentro e aguentar essa postura dessa forma esperando que na próxima a ave coloque os ovos onde deve ser.Tente, também, na próxima postura trocar o ninho de sitio para ver se assim a femea o aceita.

___________________________________
Pergunta
Gostaria de saber como faço para indentificar o sexo do Canario do reino
Resposta
Existem 2 formas de identificar o sexo em todas as raças de canários.


1º-Pelo canto.Só os machos cantam prolongadamente executando várias estrofes de uma vez só.As femeas efectuam apenas trinidos.
2º-Pela zona sexual das aves(cloaca).No inicio da cauda,por baixo junto ao fundo do estômago,existe um orificio chamado de cloaca. Essa é a zona sexual das aves.Nos machos a cloaca fica espetada para fora formando um tipo de espigão.Nas femeas fica rente ao ventre.

__________________________________________________


Pergunta

Que vitaminas se devem dar aos canários

RESPOSTA
Deve-se dar aquelas que se achar conveniente a cada caso. Para o efeito deixo aqui o respectivo quadro




Quadro de Vitaminas
Vitamina A
Essencial para o crescimento das aves, actuando sobre a audição, o equilíbrio e visão da ave. Encontra-se nas verduras, na casca de maçã, cenoura, gema de ovo e no óleo de fígado de bacalhau.
Vitamina B
Actua no sistema nervoso, previne doenças do fígado, rins e coração. Encontra-se na levedura de cerveja, trigo, cascas das sementes, verduras, gema de ovo, tomate.
Vitamina B1
Actua no desenvolvimento muscular, sistema nervoso, postura e desenvolvimento do embrião. Encontra-se na maçã e gema de ovo.
Vitamina B2
Actua nos ovos, dando maior fertilidade, crescimento dos filhotes e sistema nervoso. Sua ausência pode causar raquitismo e o peso baixo. Encontra-se no alpiste, gema de ovo, leite, óleo de fígado de bacalhau.
Vitamina B3
Fortifica e mantém a textura da pela. Encontra-se na gema de ovo e nas sementes.
Vitamina B6
Actua sobre o fígado, sistema nervoso, crescimento e a pele. Encontra-se nos cereais e gema de ovo.
Vitamina B12
Necessária ao crescimento e nascimento dos filhotes. Encontra-se nos complexos vitamínicos como: farinha de peixe, complexo B.
Vitamina C
Previne das enfermidades infecciosas no aparelho respiratório. Encontra-se nas frutas frescas e alimentos verdes.
Vitamina D
Actua na boa formação óssea e combate o raquitismo. Encontra-se na natureza através dos raios solares, no óleo de fígado de bacalhau, gema de ovo e verduras.
Vitamina E
Actua na reprodução, ajudando na boa fecundação dos ovos. Encontra-se no óleo de germe de trigo, gema de ovo e verduras.
Cálcio
Um forte componente para a formação e reforço do esqueleto, e do aparelho reprodutor das fêmeas. Encontra-se no osso moído, farinha de ostra e nos ossos de peixe.
Cobalto e Cobre
São minerais que actuam como catalisadores no organismo das aves, devendo serem empregados junto com as vitaminas.
Cloreto de sódio
Possibilita aos glóbulos vermelhos sua função de portadores de oxigénio e permiti a dupla decomposição mediante a qual o organismo separa os sais de potássio.


REJEIÇÃO DO NINHO APÓS POSTURA

Pergunta:
A minha canária pôs o primeiro ovo, porém ela não fica no ninho. Ela rejeitou o ninho ?  Ou será que ela so ficará no ninho depois que pôr todos os ovos ?  O macho não fica no ninho, isso também é normal ?  O que devo fazer ?  Existe algum tipo de alimento específico para colocar na gaiola caso nasça algum filhote ?  


                               Resposta:

Entretanto não colocou mais ovos?
Por vezes essas situações acontecem devido a ser a 1º postura da época ou por vontade excessiva de acasalar.Quando tal acontece,o melhor a fazer é permitir à canária que começe outra postura.Retire o ovo ou os ovos e deixe-a efectuar uma nova ninhada.Os criadores mais experientes têm sempre à disposição um casal de canários aos quais chamamos de amas,pois irão chocar esses ovos e tratar das crias que foram rejeitados pela femea.Quando as crias nascem,os pais deverão ter à disposição 2 dias antes e a partir daí diariamente,sementes germinadas e papa de ovo que poderá adquirir em qualquer loja de animais.Fez bem em mudar a gaiola de sitio,pois por vezes essa mudança é o suficiente para o casal começar a portar-se de forma normal.


                            PERGUNTA             
Boa tarde me chamo Luís Melo,moro em Alcabideche Cascais,sou apaixonado por aves,quero por favor que me ajudassem,tenho dois casais de canários belga,um casal com 3, e outro com 4 ovos,mais porém a que está com 3 tem 9 dias que está com os ovos e tá sempre no ninho aí fiz a ovoscopia só tem clara e gema o que eu faço retiro?E ao outra que tem 4 quase não fica no ninho.obrigado.Luiz Melo. lrmelo2010@gmail.com ,me ajude não sei o que fazer .E os machos cruzaram. 
                            RESPOSTA   
Olá amigo
Ter um casal c/ 3 e outro c/ 4 ovos é normal. Tem que fazer… ao fim de 6/7 dias… a ovoscopia aos ovos  Os que estão cheios …ficam … os que estão vazios não, Veja se a que tem 4 ovos estão cheios. Se estiverem… aguarde.  Se não estiverem … ponha-os a andar. Quanto  aos machos , estes não cruzam.
Canários T.  Silva

                            PERGUNTA 
 Boa tarde, ajude-me por favor, a minha canária pôs três ovos, mas dois nasceram dentro do tempo previsto, o outro ainda não nasceu, devo esperar mais um pouco ou retiro o ovo ? Obrigado

                                                RESPOSTA

Olá amigo
Espere até ao 3 dia inclusive. Depois retira-o, porque se já não nasceu… já não nasce  e se ainda  vier a nascer fica, em relação aos outros, bastante definhado.

Canários T.Silva           

                                                      PERGUN TA  

Uma pergunta por favor!
A minha canaria já tem ovos no ninho e está separada do Macho.
Pergunto?
Será que eles devem estar juntos ou separados? Obg 

                                                             RESPOSTA
Devem estar separados.Não me diga que o canário que estava separado antes da canária ter posto os ovos. Não me diga que o casal tem que estar juntos. 

81 comentários:

  1. Só não aprende quem não quiser.
    Com toda esta informação, explicita e preciosa.
    Pode continuar assim.
    Vai ser útil a muita gente, concerteza.
    Abraço, amigo TSilva

    ResponderEliminar
  2. tenho uma pequena duvida, fiz um pequeno viveiro para la ter meus canarios. como os tenho ah pouco tempo so ainda tenho 2 femeas e um macho. passado 3 dias do os la colocar no mini viveiro reparei que uma das canarias andava a fazer o ninho, oh quando fui daitar de comer aos canarios vi que a canaria ja la tinha 3 ovos e tambem reparei que a outra canaria andava a fazer o ninho e que tava la dentro do ninho.
    o canario da para quantas canarias ?
    isto e normal ?
    que pode acontecer aos filhotes quando nascerem ?

    ResponderEliminar
  3. Tou começando agora a cria Canários Belgas,criava otros tipo de pássaros,mais gostaria de saber,posso deixa o Macho e a Fêmea,se Olhando ou tenho que separa-los pra eles nao se veem?

    ResponderEliminar
  4. MINHA CANARIO BELGA PERDEU DOIS OVOS E O TERCEIRO ELA CHOCA A 16 DIAS .É POSSIVEL TER FILHOTE NESTE OVO?

    ResponderEliminar
  5. Olá
    Não. Supondo que começou a contar desde a ultima postura, isto é, desde o dia que ela pôs o ultimo ovo, a partir do 16 dia já não é possível,

    Cumprimentos
    Tsilva

    ResponderEliminar
  6. quero saber com quando mese de nacido os canario reproduz

    ResponderEliminar
  7. e venda q o macho com 5 mes de nacido ñ enche os ovos

    ResponderEliminar
  8. e vendade q canario com 5 mes de nacido ñ ehche os ovo

    ResponderEliminar
  9. Olá amigo
    Antes de mais, gostaria que desse a cara, mas para sua informação, devo dizer-lhe que necessita de, pelo menos, l2 meses para ser garantida a fecundação de ovos. Antes desse tempo poderá, eventualmente, fecundar algum, mas muito raramente.
    Canários T- Silva

    ResponderEliminar
  10. Olá amigo

    Não é meu costume dar qualquer tipo de respostas a quem não goste de dar a cara, ou seja, manter o anonimato.
    Eventualmente, devo dizer que o canário precisa de 12 meses para fecundar o ovo e para ser garantido. Poderá fecundar antes, ou seja, a partir do 9º. mês, nas não é garantido que fecunde ovos.
    Canário T.Silva

    ResponderEliminar
  11. Olá amigo estou me aventurando a começar a criar canários,mais ainda sou um pouco inexperiente.Coloquei o macho dentro da gaiola em um viveiro grande com a femea solta.Ela botou dois ovos porém não foram fecundados pelo fato do macho estar separado em fase de troca de penas.Oque devo fazer?Tirar o macho de perto dela?

    ResponderEliminar
  12. Olá amigo
    Desculpe ... já, porventura, viu um casal dar filhos sem estar juntos, terem relações sexuais de pelo menos uma vez?
    Nesta fase, sou de opinião que deve tirar o macho dela.
    Então a fêmea não está, também,a mudar a pena? ... ou será que já mudou?
    Canários T.Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, ajude-me por favor, a minha canária pôs três ovos, mas dois nasceram dentro do tempo previsto, o outro ainda não nasceu, devo esperar mais um pouco ou retiro o ovo ? Obrigado.

      Eliminar
  13. Meus canários, tanto os 2 machos quantos as 2 femeas estão entre 8 e 9 meses e já estão terminando a primeira postura, inclusive um dos casais já esta com 2 ovos da segunda postura.

    ResponderEliminar
  14. boa noite amigos.estou com um grande problema em meu plantel canarios estao morrendo no ovo ex;4ovos um nasce e 3 more no ovo o que seria isso e como converter esta situaçao

    ResponderEliminar
  15. minhas canarias bota e não nasce pq?tenho 4 casal e todos não nasce.....

    ResponderEliminar
  16. Olá Francis Carlo

    Na minha modesta opinião há muitos fatores que podem contribuir para isso.
    Será que os seus canários foram bem vitaminados, bem tratados contra doenças, tais como, salmonelas, colibbacitos, Limpeza das gaiolas, etc. ? Talvez não !!!
    Eu uso inicialmente um desparasitante ( Há muitos ... eu uso o INTERVERMES OC ) e cerca de 5 dias após lhe dar o 1º dou-lhe o FP 2Ox2O OC.
    Quanto a vitaminas veja o " Quadro de Vitaminas " aqui existente neste formulário de perguntas e respostas ( Eu uso o vitachock e o Anima Strath quando estão na muda e depois, logo a seguir, dou-lhe o complexo B. Volto a repetir a dose, desde o intervermes e o FP 20x20 da OC e o vitachock antes e quando os estou a casalar.
    Quero acrescentar que cada caso é um caso.
    Pode não ser este o caso.
    Um abraço
    Canarios Tsilva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho um canário com a idade de 4 meses. Já devo dar-lhe o complexo B, além das verduras? Obrigada.

      Eliminar
  17. Boa noite,
    Tenho um casal de canarios salsa, a femea colocou tres ovos, porem o macho fica acasalando varias vezes ao dia e notei que esta desfazendo o ninho, devo retira-lo da gaiola?

    ResponderEliminar
  18. Olá, gostaria de tirar uma dúvida, pois apareceu um canário do reino fêmea em casa e colocamos junto com um outro macho, emprestado pelo meu primo, a primeira vez ela botou 3 ovos, mas depois de mais ou menos uns 15 dias cada dia achávamos um ovo quebrado, tipo quando algum deles bicou pra ver se havia algo dentro, depois disso, ela acasalou novamente com o macho e novamente botou 2 ovos, um em cada dia, mas acontece que já faz 15 dias e ela nem sai do ninho, fica lá sempre, mas não nasceu nenhum filhote ainda, os ovos estão do mesmo jeito, será que ainda pode ter alguma coisa nos ovos? Porque está acontecendo isso com ela? Porque ela não choca? Porque dos ovos não nascem os filhotinhos? Me ajudem por favor, sou leiga no assunto.

    ResponderEliminar
  19. bom dia tenho um canario que cantava muito e era muito fogoso,entrou na muda há tres meses atras e as penas não caiu todas de vez,e ele não cantou mais.o que fazer?me ajude.obrigado!!!!!

    ResponderEliminar
  20. bom dia tenho um canario que cantava muito e era muito fogoso,entrou na muda há tres meses atras e as penas não caiu todas de vez,e ele não cantou mais.o que fazer?me ajude.obrigado!!!!!

    ResponderEliminar
  21. amigos, me ajudem, minhas 2 canárias resolveram botar e chocar logo agora. Uma delas já botou e fica chocando no fundo da gaiola, mas retirei o ovo. A outra fica junto dela, também chocando no fundo da gaiola.
    Só apareceu um ovo na gaiola, e não sei de qual das duas é....

    ResponderEliminar
  22. minha canaria entro cio mas n pos ovos pq?

    ResponderEliminar
  23. bom, tenho um casal de canarios eles acasalaram hoje, quanto tempo demora para ela botar???? Sao Legitimos Belgas, moro na Belgica.

    Obrigado pela resposta desde jà.

    ResponderEliminar
  24. 1 gostaria de saber ce filhotes de canarios vermelho permanece vermelho so com raçoes natural ou nao? 2

    ResponderEliminar
  25. A minha canária da primeira vez meteu 5 ovos e passado 15 dias começou a rejeita-los, agora voltou a ter mais 5 ovos e ao fim de 2 semanas voltou a rejeitar...ela tem macho. O que é que está a falhar?

    ResponderEliminar
  26. Quero troca o passeiro da minha canaria.
    O q eu fasso pra ela nao rejeita o outro canario

    ResponderEliminar
  27. alguém pode me tirar uma duvida? É o seguinte. tenho um canário branco e cinza e a fêmea branca com apenas uma pinta cinza na cabeça. que cor pode sair os filhotes desse acasalamento?

    ResponderEliminar
  28. minha femea de belga botou 3 ovos, mas so nasceram 2. devo tirar o outro ovo ou a fenea retira??

    ResponderEliminar
  29. o que faço para tirar reprodução de canários da terra, pois é a 2ª vez que os ovos goram, depois de 15 dias no ninho com a canária

    ResponderEliminar
  30. Boa noite minha canária já meteu os ovos mas não está a chocar os ovos quem está a fazê-lo e o macho que isso significa ? É preocupante ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amigo
      Pelo que me parece trata-se de um casal de canários da terra. Isso pode ser muita coisa. Trate de falar com alguém sobre esses canários, com conhecimento sobre o assunto. No meu atender, é um pouco estranho o canário ocupar o lugar de femea. Será que a femea não gosta do canário ? Se for, os ovos não podem estar fecundados. Será outro motivo? Sinceramente a mim parece-me estranho
      Canários T.Silva

      Eliminar
  31. bom dia tem como pre defini cor dos filhotes que vão nacer
    o macho e cobre ea femia cinza

    ResponderEliminar
  32. Tenho um canario esta piar constantemente ja uma ora.Como posso ajudar ao passaro?

    ResponderEliminar
  33. Boa noite
    Tenho o canario que esta piar constantemente ja uma hora
    Como posso ajudar?

    ResponderEliminar
  34. Boa noite
    Tenho o canario que esta a piar constantemente ja uma hora sem parar
    O que que posso fazer para ele?

    ResponderEliminar
  35. Oi coloquei pó para piolho no ninho so que a canaria abandono o ninho porque

    ResponderEliminar
  36. boas amigo vou iniciar este ano criacao de mosaicos vermelhos e gostava de preparar os reprudutores para a criacao poderia me dar umas dicas

    ResponderEliminar
  37. tenho alguns canarios belgas
    tenho uma pergunta quanto tempo meus canarios jovens demoraram para chocar pela a primeira vez?

    ResponderEliminar
  38. Tenho canario do reino a minha canaria botou um ovo dai troquei por ovo de plastico mas depois do primeiro ovo ela nao boto mais e ja faz tres dias é normal ela bota um ovo só ...?

    ResponderEliminar
  39. Queria muito saber tenho um canário belga e nunca coloquei outro na gaiola e ela botou um ovo isso é possível como assim e faz um dia q ela ta só no cantinho da gaiola parece q ta querendo botar outro

    ResponderEliminar
  40. Bom dia,meu nome é Malu.
    Minha canária chocou dois ovos de sua primeira postura e nasceram dois lindos filhotes mas ao segundo dia morreram, novamente botou mais três ovos e chocou, nascera três filhotes e no segundo dia o segundo morreu, fiz uma pesquisa q percebi que os pais não estavam os alimentando, passei dar comida ao único que ficou, mas ele estava tao fraco que não conseguia abrir o bico e no quinto dia morreu. O canário estava a alimentando a canaria no ninho, comida no bico, a mesma quase não sai do ninho nem pra tratar dos filhotes. Por favor preciso de ajuda, já que a mesma já está ninhando. Obrigaga

    ResponderEliminar
  41. Boa tarde preciso de um
    Rumo por onde investigar? Minha canária deu cria dos 4 filhotes , ficaram 2 e eram machos com qse 2 meses de vida, um estava encorujadinho , dei antibiótico e vitaminas a ele, mas ele morreu, já o outro q estava super bem do nada achei ele morto no fundo da gaiola, alguém pode me ajudar ? Opniões por favor . Obhd

    ResponderEliminar
  42. Tenho um casal com cinco filhotes nascidos no começo de janeiro com quanto tempo posso separar o macho da fêmea.
    Lembrando que é a primeira vez que tirei cria de canários. Obg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amigo
      Os filhotes é que se devem separar dos Pais quando tiverem entre 23 e 25 dias …. depende do desenvolvimento deles. Para isso usar uma baia, com uns buracos, de separação e o macho lá se encarrega de lhe dar de comer. Entretanto a fêmea pode criar outra vez.
      O macho nunca se separa da fêmea, a não ser no fim ... quando não quiser que a canária crie mais.
      Cumprimentos´
      Canários T. Silva

      Eliminar
  43. Quero desde parabenizar pelo blog. Como todos aqui eu tambem tenho problemas com meus canarios. Tenho um casal de canarios o macho tem 5 anos e a femea tem 2. Comprei a canaria tem um mês formei casal, e uma semana depois ela começou a botar os ovos foram no total 5.O problema e que nao enchou, todos eram ovos brancos. Sera que o problema ta no macho por ser bem mais velho?

    ResponderEliminar
  44. Olá,tenho tenho um filhote de canário terra peruana, quando ele ve um canário ele arrepia a cabeça,pq será desse comportamento?

    ResponderEliminar
  45. Olá Josephy Joss
    Vejo que também tem um blogue, ... felicito-o por isso. Quanto aos canários e às ovas estarem vazias, no meu entender, deve-se ao facto de fazerem uma diferença grande de idade. Está a dizer-me que comprou a canária com dois anos de idade. Bem… aí tudo bem. O canário ter 5 anos de idade. …está tudo mal… Não podemos acasalar com diferenças tão grandes ou então esperar que ela volte a pôr e ver se estão cheios- Se continuar vazios… é substituir o canário por outro mais novo. Espero que estejam anilhados !!!
    A canária ou o canário deve fazer uma diferença nunca superior a dois anos de idade … isto é: um deles pode ser do ano passado e o outro do ano anterior --- 2015 e 2014.
    Cumprimentos
    Canários T. Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Venho aqui desde ja agradecer Canarios T. Silva. Pois segui suas orientacoes e obtive sucesso.

      Eliminar
  46. Boa noite.A minha canária já tem 2 ovos no ninho, só que ela só fica no ninho durante o dia,a noite dorme no poleiro com ocanário.Alguém me pode dizer se é normal.

    ResponderEliminar
  47. Boa Tarde! tenho um casal de pe duro, ainda estão na muda e separados em gaiolas diferentes, mas a femea esta fazendo ninho o que faço?

    ResponderEliminar
  48. Boa Dia Amigo, tenho um casal de canário do Império, que nasceram da mesma ninhada,devo deixar na mesma gaiola, o que pode acontecer.Meu nome é Ramos Cunha

    ResponderEliminar
  49. BT,tenho canários já com filhotes,agora gostava de saber se posso retirar o macho para juntar a outra femea.será que a canária vai criar os filhotes sozinha??

    ResponderEliminar
  50. Meu canário belga ta ao8 meses mudando dereto já dei ferro e polivitamina, mais continua caindo penas.por favor me ajudem qual tratamento devo fazer, por favor

    ResponderEliminar
  51. Meu canário belga ta ao8 meses mudando dereto já dei ferro e polivitamina, mais continua caindo penas.por favor me ajudem qual tratamento devo fazer, por favor

    ResponderEliminar
  52. Meu canário belga ta ao8 meses mudando dereto já dei ferro e polivitamina, mais continua caindo penas.por favor me ajudem qual tratamento devo fazer, por favor

    ResponderEliminar
  53. Bom dia, tenho um casal de canários ele ja tinha um ovo mas caiu e abriu se,agora o problema é que mudei a gaiola de sítio e ela ja nao entra no ninho,a canaria bate muito as asas no mesmo sitio,bate com o bico varias vezes na gaiola,o que posso fazer?

    ResponderEliminar
  54. Bom dia, tenho um casal de canários ele ja tinha um ovo mas caiu e abriu se,agora o problema é que mudei a gaiola de sítio e ela ja nao entra no ninho,a canaria bate muito as asas no mesmo sitio,bate com o bico varias vezes na gaiola,o que posso fazer?

    ResponderEliminar
  55. Boa noite a minha canaria ia abandonar o ninho a faltar 1 semana para os ter eu retirei de imediato os ovos e pus noutra canaria que so tem os filhos daqui a 2 semana 1 semana de diferença posso juntar os ovos ?

    ResponderEliminar
  56. Boa noite a minha canaria ia abandonar o ninho a faltar 1 semana para os ter eu retirei de imediato os ovos e pus noutra canaria que so tem os filhos daqui a 2 semana 1 semana de diferença posso juntar os ovos ?

    ResponderEliminar
  57. Olá Ana Oliveira

    Fazer diferença não faz uma vez que a canária tomou conta dos ovos … Agora….. viu se os ovos estavam cheios-. Ao 6º dia dá para ver se os ovos estavam cheios … o que pode acontecer é os ovos que lá pôs nascerem primeiro uma semana. Portanto não são os dela. Quanto aos ovos dela, a canária rejeita-os, isto é, nascem uma semana depois, a canária não cuida deles e morrem … … cuida dos que nasceram primeiro. Os 1ºs. já estão grandes
    A canária ,também, pode de não cuidar dos 1ºs…. não está pronta a alimentá-los … Normalmente é dos 1ºs que cuida … convém você dar-lhes alguma coisa, por exemplo, papa húmida que é uma coisa que se deve dar antes um dia que nasçam as crias e até aos vinte dias … E é tudo. Veja que não perca pau e bola.
    Cumprimentos
    Guilherme Silva
    Canários T.Silva

    ResponderEliminar
  58. Meus canários ficam sempre vendo as femias uma gaiola perto da outra tem algum problema?

    ResponderEliminar
  59. Minha canaria pos so um ovo quebrou e abandonou o ninho agora oque faço coloco o casal novamente sera que acasalam novamente?alguem poderia me ajudar?

    ResponderEliminar
  60. Boa noite,minha canaria pos apenas um ovo e acabou quebrando e de fato abandonou o ninho coloco novamente o casal?alguem poderia me dar uma ajudinha pos sou digamos inexperiente em reproduçao...

    ResponderEliminar
  61. Meu Cánario Belga botou os avos no ninho, mas o ninho virou e quebrou os 4 avos, nem chegou a chocar!!! agora daqui quando tempo botara de novo ????

    ResponderEliminar
  62. minha canaria ja fez varias postura o ano retrasado,esse ano,deixei o mesmo casal mais apenas um ovo,vingou,mais agora esse filhote com 17 dias esta muito pequeno tem uma perna,totalmente,morta sem movimento,como devo proceder com esse filhote. grato Sergio

    ResponderEliminar
  63. Boa noite.... esfou com um casal... mas ela ainda não botou.. mas ja tinha colocado as coisas no ninho dela... como sujou muito tirei as coisas que estavam no ninho porque estava muito sujo.. ai coloquei estopa novinha... mas parece que minha cantaria não gostou muito.... ela está empurrada só fica quieta..... será que fiz errado?

    ResponderEliminar
  64. Minha canária ainda não colocou,ja faz duas semanas q o casal está juntos e o macho já pegou várias vezes ,ela está até cm a barriga cheia ,mas já era pra ela ter colocado,wueria saber se é normal? Ela passa o dia no ninho mas quando é a noite ela dormi no puleiro,oq deve fazer e se já está certo ou tô fazendo algo de errado e no dia seguinte não tem nd!

    ResponderEliminar
  65. tenho um ninho de canario da terra no meu telhado hoje encontrei os ovos no chão por que?

    ResponderEliminar
  66. Boa tarde, meu nome é Renato e estou com um problemão, a fêmea está no ninho e não sei o porque o macho veio a falecer, o que devo fazer?...mantenho a fêmea sozinha ou coloco os ovos pra outra fêmea?

    ResponderEliminar
  67. Me casl de canário começou a chocar,mas eu mudei ele de endereço e lugar e possível eles continuar chocando?

    ResponderEliminar
  68. tenho uma canário da terra pardo contos de outras aves pode influenciar no canto dele ou n tem perigo

    ResponderEliminar
  69. bom dia tenho uma canário da terra novo pardo n fez nem a primeira muda queria saber se contos de outras aves pode influenciar no canto dele

    ResponderEliminar
  70. Minha canaria botou 3 ovos e ta entrando na muda oque devo fazer para nao debilitar a saude dela

    ResponderEliminar
  71. Boa tarde me chamo Luís Melo,moro em Alcabideche Cascais,sou apaixonado por aves,quero por favor que me ajudassem,tenho dois casais de canários belga,um casal com 3, e outro com 4 ovos,mais porém a que está com 3 tem 9 dias que está com os ovos e tá sempre no ninho aí fiz a ovoscopia só tem clara e gema o que eu faço retiro?E ao outra que tem 4 quase não fica no ninho.obrigado.Luiz Melo. lrmelo2010@gmail.com ,me ajude não sei o que fazer .E os machos cruzaram.

    ResponderEliminar
  72. Uma pergunta por favor!
    A minha canaria já tem ovos no ninho e está separada do Macho.
    Pergunto?
    Será que eles devem estar juntos ou separados? Obg

    ResponderEliminar
  73. Boa noite tenho um casal de canários ja na gaiola com ninho tudo correto com 2 ovos mas estava à gaiola em cima de um movel mas transferi na varanda ela ficou fora do ninho com medo voltei a gaiola para o móvel
    O que faço nesse momento gostaria de telos na varanda o que faço.

    ResponderEliminar