sexta-feira, 17 de agosto de 2012

ALIMENTAÇÃO


    SEMENTES

                   O Canário como qualquer ser vivo, ingere alimentos para fazer funcionar seu organismo, isto é: para manter a temperatura do corpo, fazer o metabolismo funcionar, repor tecidos, trocar penas, movimentar-se, reproduzir-se, etc, etc.
                    São pássaros granívoros e, portanto, as sementes representam a parte mais importante de sua dieta, que deve ser complementada por uma papa. Juntos, sementes e papa devem prover e adequar os alimentos fornecidos às diferentes necessidades de nossos pássaros.
A mistura de sementes deve ser a mistura de criação, isto é, diferente da mistura de repouso.
 
ASPECTOS NUTRICIONAIS DAS SEMENTES

Ø      Alpiste: Como já sabemos o alpiste é a principal semente usada na dieta do canário, deve entrar na mistura com, pelo menos, 60% do total. A sua composição é rica em proteínas, hidrato de carbono, lipídios, vitaminas B1 e E, etc.  
Os hidratos de carbono produzem calorias, mantendo a saúde da ave, facilitando a digestão.
Ø      Aveia: É um excelente provedor de energia, muito rico em amido, e especialmente rico em lisina e cistina, dois dos principais aminoácidos essenciais. Deve ser utilizada no equilibrio da mistura como o principal provedor de Carboidratos exercendo ação benéfica sobre o aparelho digestivo, semelhante ao grão de trigo e arroz com casca. O risco desta semente é a alta manifestação de fungos e outras formas de vida indesejáveis, que podem causar sérios danos à saúde dos pássaros.  
Ø      Colza: Uma semente rica em proteínas, ótima para o desenvolvimento da glândula tiróide, músculos, penas, vísceras, tendões, possui ainda hidrato de carbono, vitaminas, é uma semente oleosa e gordurosa, semente de cor escura, em forma de esfera
Ø      Níger: Uma semente muito apreciada pelo nossos pássaros, tem elevado teor de Proteínas e Gorduras, como a colza esta também é uma semente escura e comprida, é recomendada mais na época de criação mas pode ser fornecida o ano todo, também possui bastante óleo, sendo um bom fortificante das matérias corantes dos canários.  
Ø      Linhaça: Também é bastante oleosa, rica em proteínas, é recomendada ser fornecida as aves na época de muda de pena, pois acentua o brilho das penas. 
Ø      Nabo: É utilizado também nos canários de canto, uma semente macia, é bem oleosa, rica em gordura e hidrato de carbono.
PROTEÍNAS - CARBOIDRATOS - LIPÍDEOS

Ø      Proteínas: São compostos nitrogenados, absolutamente necessários aos processos metabólicos de crescimento, reposição de tecido, formação de matéria viva, massa muscular, esqueleto, muda de penas, etc. As suas necessidades em períodos de repouso são críticas para o sucesso da criação. 
Ø      Carboidratos: São os provedores de energia para o organismo, sendo necessários para prover calor, fazer funcionar o organismo, enfim, é o combustível da máquina chamada Canário. 
Ø      Lipídios: São as gorduras, ( graxas ou Extrato de etéreo ). São compostos com alta carga de energia ( 2,25 vezes mais que os carboidratos ). É em forma de gordura que as aves e os outros animais armazenam energia no corpo para atender às situações de carência alimentar.

SEMENTES
PROTEÍNAS %
CARBOIDRATOS %
LIPÍDEOS %
Alpiste
15
50
45
Aveia
11
65
9
Colza
19
19
43
Niger
22
19
39
Linhaça
24
25
36
Nabo
20
13
             40 

TABELA ACONSELHADA PARA AS VÁRIAS ÉPOCAS DO ANO
(Valores em gramas) 
Semente
Primavera
Verão
Outono
Inverno
Alpiste
700
700
1000
800
Aveia
150
100
100
150
Colza
100
150
150
150
Niger
200
100
150
200
Linhaça
100
100
150
150
Nabo
150
100
100
              100 

Padronize sua alimentação e desde que esteja resulte não mude. Existem milhares de fórmulas,  acabaremos adotando a nossa, de acordo com  conveniências.
Uma mistura de sementes ideal obedece a proporção de:
-                5 partes de alpiste;
-                1 parte de colza;
-                1 parte de níger;
-                1 parte de linhaça;
-                1 parte de aveia; e
-                1 parte de nabo.

 

Este é um assunto complexo e polémico, pois existem vários métodos e receitas de sucesso. Mas para que o iniciante se situe de forma a ficar bem esclarecido com o tema, é importante saber sobre as principais fontes de alimentação que devem ser oferecidas aos canários:
  • A mistura de sementes: que deve ser de origem conhecida e com o mínimo de poeira ou sujeira. Preste bem atenção no estado das sementes, não podendo ser notado nenhum tipo de fungo ou bolor nas mesmas.
  • A farinhada que deve ser oferecida aos canários diariamente na época da cria e muda, e três vezes na semana em época de descanso. Existem disponíveis no mercado farinhadas de excelente qualidade, algumas que até já possuem o ovo, complemento indispensável no trato dos canários, na minha ótica. Você também poderá elaborar a sua farinhada caseira, para isso consulte um criador experiente  e pegue a receita dele, isto diminui e muito o custo com a alimentação.
  • A areia é muito importante, pois todos nós sabemos que as aves a utilizam como meio triturador de alimentos em seu organismo, pelo fato de não possuírem dentes. É importante que você escolha uma areia bem limpa, e  acrescente nela farinha de ostra ou então casca de ovo moída, sendo estes excelente fonte de cálcio. Misture na proporção de 50% destes elementos  para 50% de areia limpa.
  • O iniciante pode oferecer também às suas aves, verduras frescas, giló e maçã, os quais são muito bem aceitos pelas aves. A verdura que ofereço em meu criadouro é o Almeirão, bem lavado e livre de agrotóxicos.
  • Não se esqueça de que a água dos potinhos deve ser renovada diariamente, evitando assim o aparecimento de fungos.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário