terça-feira, 3 de março de 2015

COMO SABER O SEXO DA AVES ?


 BICO DE LACRE
  

É bastante difícil diferenciar o sexo destas aves. O macho apresenta nas penas do peito uma tonalidade mais avermelhada do que a fêmea, também no macho as penas do rabo são mais pretas. Também se pode distinguir o macho através do seu canto, isto é: 
 No macho:
as penas sub-caudais junto à cloaca são escuras ou pretas;
no peito apresenta um vermelho vivo e abundante;
o bico é mais vermelho;
apresenta uma lista maior e mais viva junto ao olho;
os ma
chos cantam sendo esta a mais fiel caracteristica para destinguir;
Na fêmea:
as penas sub-caudais junto à cloaca sao mais claras ou castanhas;
no peito nao apresenta tanto vermelho e pouco abundante vermelho;
o bico é mais claro;
apresenta uma lista mais curta que o do macho e não possui tanto vermelho na lista;
as fêmeas não cantam

 Rolas Diamante
 
                  Nesta imagem 2 machos                                   
Relativamente fácil de ver principalmente na altura da gestação: a auréola que rodeia os olhos, no macho é bem mais carregada e mais larga, um laranja vivo, a fêmea tem um tom menos carregado e mais fino .
Há a possibilidade de enganar quando não se sabe a idade das rolas e se estas ainda não tiverem a cor totalmente de-finida, uma rola jovem pode passar por fêmea.

    

PIRIQUITO AUSTRALIANO

A forma mais fácil de diferenciar macho e fêmea é examinando a cor da cera que fica acima do Bico, também chamada de carúncula. A cor da cera irá mudas de branco ou rosa claro nos filhotes, para um azul forte em periquitos adultos machos, e será rosa ou marrom em periquitos adultos fêmeas. Com essa técnica você irá conseguir identificar praticamente todos os Periquitos Australianos, porém, caso ele seja da mutação lutino, será mais difícil saber com precisão, pois tanto machos quanto as fêmeas terão a cor da cera praticamente iguais.
Na época da reprodução os machos costumam fazer uma dança de acasalamento, pulando para cima e para baixo no poleiro, tentam bicar o rosto das fêmeas e levam comida para elas, até conseguir conquistar a parceira. Vale lembrar que são as fêmeas que escolhem os machos, portanto podem acontecer brigas entre machos, caso você coloque vários Periquitos em uma única gaiola ou viveiro. 

DIAMANTE ESTRELA
O macho é o único que canta  enquanto que a fêmea emite apenas pios.


DIAMANTE GOULD

É muito fácil ver as diferenças do Diamante de Gould macho e fêmea, uma vez que quando adulto, o macho de Diamante de Gould tem as cores das penas mais vivas, principalmente no peito, e sua cauda central é mais comprida do que a da fêmea. Na época de reprodução o macho faz a corte movimentando-se freneticamente no poleiro, saltitando e cantando, além disto, no período de acasalamento é comum o bico do macho ficar em um tom avermelhado, enquanto o bico da fêmea de Diamante de Gould fica mais escuro, as vezes até preto 

PARDAL DE JAVA OU CALAFATE 

2.jpg

Há uma série de maneiras de distinguir entre machos e fêmeas. Os machos, por exemplo, normalmente vão cantar e executar uma dança característica. A melhor maneira de diferenciar o sexo dos Calafates é olhando o macho na época de reprodução, neste caso, o cúlmen (parte superior do bico, em especial quando o bico se encontra com a cabeça) fica com um inchamento bem aparente. A cor da região vai ficar num tom de vermelho vivo nos machos, além disso o anel ao redor dos olhos também ficará mais forte nos machos do que nas fêmeas, contudo o bico é mais fácil de perceber
A distinção sexual nestas aves não é muito acentuada, o que dificulta um pouco a vida aos menos experientes. O canto mais acentuado do macho retira praticamente qualquer dúvida sobre esta questão, no entanto, existem outros pormenores que marcam a diferença entre o macho e a fêmea, sendo de salientar os seguintes: auréola vermelha à volta do olho é mais extensa e colorida nos machos; o bico das fêmeas ocupa uma área menos extensa do que nos machos, para além de que o seu topo é menos saliente; o bico dos machos é mais vermelho do que o das fêmeas.
Normalmente o Pardal de Java têm costas cinzentas, cabeça e penas da cauda pretos, tórax de barrigas num tom cinzento-canela, e grandes manchas brancas em suas bochechas. Algumas pessoas dizem que eles se parecem com pinguins em miniatura. Eles têm bicos laranja-avermelhado brilhantes e pele cor de laranja em suas pernas e pés. Outra característica distintiva do Calafate é o fino anel laranja ao redor de seus olhos. Os machos e as fêmeas da espécie apresentam a mesma coloração em sua plumagem. Existem várias mutações de cor disponíveis no comércio de animais.

MANDARIM
                                                      Fêmea do lado esquerdo e macho do lado direito


 ..
A Femea:
-em vez de bochecha tem uma linha que vem do olho;
-o vermelho do bico da fêmea é mais claro;
-a femea é mais gordinha, mais redonda.


O Macho:
-
tem sempre bochecha;
-só o macho canta;
-normalmente o macho tem pintas nas asas.


BENGALIM

Por estranho que pareça é um pouco esquisito a maneira de saber se é macho ou se é fêmea. Ora , vamos ver :

1º Preparas uma agulha de cozer e um bocado de linha
2º Viras o peito da ave para cima
3º Encostas a agulha um pouco á ave e levantas-a (agulha) de seguida 
4º Se a agulha fizer circulos em torno da ave é femea
5º Se a agulha andar para cima e para baixo é macho
 
Este método não é 100% fiável.
Outra forma é teres vários compartimentos de gaiola disponíveis e introduzir e em cada um deles um bengalim sozinho passado algum tempo juntas outro, se houver ali um macho ele pronuncia-se de imediato.
PS: NUNCA ESQUECER QUE OS MACHOS TAMBÉM CANTAM

Também há quem faça o seguinte:
Agarra-se em dois bengalins sendo um macho adulto e o outro o jovem e metendo um ao pé do outro verifica-se a grossura do bico na base (junto ao crâneo), se o jovem tiver essa parte mais grossa como o adulto poderá ser um macho, de seguida verifica-se o bico de lado, se for ligeiramente curvo como o adulto poderá ser macho, de seguida assopra-se sobre a cloaca, se as penas do rabo se fecharem ou seja, dobrarem-se para dentro poderá ser macho, já que nas fêmeas faz o movimento contrário, rabo para cima. 
Para pássaros já adultos, pode-se fazer a mesma coisa mas com um reparo, quando se assopra no ventre para se ver para que lado se inclina a cauda podem reparar no ventre, os machos têm-no sempre metido para dentro enquanto as fêmeas mesmo sem ovelação o ventre é sempre redondo e cheio e vão separando logo, depois disso tudo agarram então numa agulha ou numa broca das fininhas ou ainda num pedaço de imane pendurado numa linha ou fio fininho e faça o que deve ser feito.



Também há quem use este método :


TENTILHÃO COMUM











É moderadamente fácil dizer tentilhões fêmeas separados masculino e feminino, uma vez que suas marcas são geralmente de gênero distinto. Como muitos pássaros, o tentilhão macho é mais coloridos do que o feminino, pois os homens devem competir 
pela atenção do sexo feminino. Uma inspecção visual é normalmente simples correcta na determinação do género, apesar do facto de que há muitas variedades de tentilhões. Tentilhões do sexo masculino são mais extrovertidos, mais brilhante e violento do que os tentilhões do sexo feminino em todas as espécies.



TENTILHÃO

 MONTÊS






O Tentilhão-montês é ligeiramente mais pequeno que o tentilhão comum, medindo cerca de 14-15 cm. A coloração varia bastante com a estação do ano, sendo que os machos no Inverno apresentam a parte superior escura, com margens castanho claro na coroa e dorso. O uropígio é branco e cauda preta com comprimento médio. No Verão o macho apresenta a coroa e o dorso totalmente pretos. A parte inferior é sempre laranja no peito e clara no ventre. A fêmea apresenta umas cores ligeiramente mais esbatidas. A extensão do laranja no peito da fêmea é menor, e a parte superior é mais clara que o macho. Esta não apresenta a coroa preta, mas sim um castanho claro com duas litras escuras que vão desde a coroa até à nuca. Ambos os sexos quando em voo apresentam barras brancas nas asas, no entanto ao contrário do tentilhão comum, não apresentam barras brancas nas laterais da cauda






Sem comentários:

Enviar um comentário