quarta-feira, 24 de outubro de 2012

ALOJAMENTO


Alojamento





O primeiro passo que deve ser dado quando se pretende criar canários ou qualquer outra ave é a escolha do local adequado. Não devemos manter as nossas aves em ambientes pequenos, escuros, muito húmidos ou em locais onde hajam correntes de ar. Devemos ter em consideração que as nossas aves precisam de voar e para isso é necessário espaço. Normalmente a medida com que me regulo é de 1 m3 para 4 aves. Se o espaço for mais reduzido ou tivermos mais aves poderá haver maior proliferação de doenças e picagem.

O local da criação e as gaiolas deve estar voltados para Nascente, permitindo a entrada dos primeiros raios solares da manhã e evitando o calor da tarde. As janelas do canaril devem estar protegidas com rede mosquiteira, que impedirão a entrada de insectos prejudiciais à criação e transmissores de doenças. È importante lembrar que o canaril deverá ser bem arejado, pois a renovação do ar é importantíssima, no entanto deve estar protegido de correntes de ar.

No voadouro as paredes devem ser o mais liso possível para facilitar a limpeza e evitar a acumulação de lixo e a proliferação de microorganismos. Devemos ter à disposição das nossas aves vários recipientes para a comida, àgua e para o banho. Devemos também colocar poleiros individuais para que cada ave tenha um refugio e assim evitar a picagem.

Eu utilizo gaiolas de plástico duplas e que permitem colocar uma grade no meio. A grade é utilizada no inicio do acasalamento, como é explicado mais à frente, e depois, na altura de separar os filhotes. No chão da gaiola deve estar uma grade (de plástico no meu caso) de um material que não oxide com as lavagens, que evita que os nossos canários se sujem e comam alimentos deteriorados. Estas gaiolas são extremamente fáceis de limpar pois são totalmente desmontáveis, facilitando o trabalho antes e depois da criação que é normalmente quando limpo a fundo todo o equipamento. Assim como as gaiolas, todo o equipamento que utilizo é de plástico: poleiros, comedouros, bebedouros, banheiras. Mas atenção, os bebedouros devem ser de cor castanha ou azul para que não se depositem fungos e para que a luz não decomponha qualquer solução que estejamos a dar às nossas aves.

Nunca deixe de colocar as banheiras, pois os canários precisam tomar banhos frequentes. Caso não tenha banheiras deve borrifar as aves pelo menos uma vez por dia.


Durante a época de criação devemos fornecer aos casais ninhos adequados. Eu utilizo ninhos de plástico pois mais uma vez são de fácil higienização. Estes devem ser forrados existindo para isso imensos tipos de forra (estopa, corda, flanela,,,) que podem ser encontrados nas lojas da especialidade.

Alguns criadores utilizam termóstatos para regular a temperatura. Eu penso que, pelo menos na zona em que vivo (Quiaios - Figueira da Foz) não é necessário já que a maioria dos canários pode suportar temperaturas entre os 5ºC - 35ºC.

Quanto à luz artificial, julgo ser de alguma utilidade na época da criação para garantir que as crias tenham alimento desde cedo mesmo que o sol demore um pouco mais a aparecer ou se escurecer demasiado cedo.

Os desumidificadores poderão ser perigosos pois caso a humidade relativa ficar muito baixa as mucosas tendem a secar e as nossas aves retêm mais facilmente poeiras, ácaros e bactérias propiciando assim as alergias e a asma. Podemos no entanto utilizar desumidificadores com regulador de controlo de humidade que serão muito úteis a manter os níveis de humidade relativa e ajudam a filtrar o ar.



PS: Isto foi tirado de um blogue  e porque se trata, de muito perto, daquilo que utilizo, resolvi publicar no meu blogue 

1 comentário:

  1. ola tudo bem?
    Eu tenho um viveiro de 5x12m em meu sitio, e quero criar canarios lá, pretendo colocar um de cada especie lá, e deixar com que eles escolhão com quem querem acasalar.
    É recomendavel fazer isso?
    e tmb queria saber qual outro passaro pode ser criado junto sem q aja disputa de territorio e briga entre eles?

    Atenciosamente: Wagner

    ResponderEliminar