Vários amigos e iniciantes na criação do canário arlequim
português me têm questionado acerca do modo como se deve ministrar o corante,
para obtenção da coloração ideal.
Não há muito a explicar nesta matéria e só
posso falar pela experiência pessoal neste campo de "pintar" o arlequim com o
factor vermelho.
O método utilizado é o aconselhado para a coloração de
qualquer canário que tenha factor vermelho, isto é, deve-se dar o corante a
partir dos 45 dias de vida, ou seja logo que os filhotes são separados dos
progenitores.
Bogena
No caso do Canário Arlequim Português se se der o corante logo de inicio, em algumas partes em que a ave tem vermelho, o corante vai "borratar" o vermelho isto é: há uma parte acentuadamente bem pigmentada que se vai diluindo do centro para o exterior ficando o vermelho meio esbatido. A cor vermelha, no arlequim, deve terminar,na minha opinião (e á assim que tento obtê-la)o mais parecido possível como se, por exemplo: se tivesse traçado um risco a delimitá-la.
Can-Tax
Há quem comece a dar o corante mal fazem o acasalamento, mas aí o que vai acontecer é que as aves vão ganhar um vermelho muito mais intenso o que nem sempre é bom nos canários que se vão apresentar a concurso, para além de que haverá situações de excesso de corante que prejudicará o fígado do canário aliás, fácil de detectar pois as fezes, como o corante não é absorvido para as penas, são expelidas com a cor avermelhada.
Já há alguns anos criei canários de factor vermelho e o corante que sempre utilizo é um destes tês, cujas fotos acompanham este comentário, e que utilizo consoante a sua disponibilidade no mercado. Na minha opinião qualquer um deles é muito bom corante a única coisa que fazia, ainda faço e aconselho é que se use sempre a mesma marca de corante desde a altura em que se começa a dar, até ao fim da muda. Se assim não fôr corre-se o risco de a cor avermelhada, que se pretende uniforme aparecer "manchada".
Deve-se ter sempre em atenção que o Canário Arlequim Português é um canário de porte, equilibradamente variegado, com factor vermelho. Só assim servem para concurso, aliás foi "baptizado" com o nome Arlequim precisamente pela obrigatoriedade do seu variegado.
PS. Tirado do Blog de Armindo Tavares
Sem comentários:
Enviar um comentário