terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

CANÁRIO VERMELHO

Canário Vermelho
A cor vermelha não existe no canário silvestre,sendo obtida no canário do- mestico a  partir  do  cruzamento híbrido entre o macho do Cardinalito da Venezuela e a fêmea do canário. O Cardinalito tem na sua herança genéti- ca o gene vermelho que lhe permite receber o carotenóide vermelho,conti- do em determinados vegetais. Esta operação decorre principalmente no fí- gad,o motivo porque só os pássaros saudáveis devem adquirir a cor verme lha uniforme.   Como estamos a falar de um carotenóide (cantaxantina), a sua assimilação só terá interesse durante o período da muda da pena, pelo que já foi descrito anteriormente.

Os  primeiros híbridos  das duas espécies referidas  foram  obtidos por um criador  alemão  por  volta de 1920, mas só 10 anos mais tarde se começa- ram a divulgar os canários de factor vermelho.Os canários deste factor di- videm-se  em 2 grupos, vermelho e  alaranjado, que por sua vez também se dividem em outros 2 grupos, os de fundo claro(Lipocrómicos) e fundo escu ro (Melânicos).A configuração do canário com factor vermelho é totalmen te idêntica à do canário comum,sendo diferente na coloração da plumagem


Na muda da pena ,  a  cor vermelha  desaparece devendo ser ministrado na alimentação ou na água uma substância  pigmenária de forma a conservar a cor vermelha.  Por precaução estes produtos deveram ser dados à discri- cão algum tempo antes da muda e mantidos algum tempo depois da mesma Durante esta época deve-se evitar dar verduras, gemas  de ovo  e  sementes de  colza, por estas apresentarem  um colante amarelo  (Luteolina)  na sua composição,sendo assim deve-se dar uma alimentação rica em sementes de aveia e de semilha, não esquecendo a cenoura e como  foi dito o respectivo corante.

Nos canários de factor vermelho,uma plumagem intensa não significa obri-gatoriamente uma cor mais viva,mas sim uma determinada forma de distri- buir os pigmentos pela plumagem.
Como em todas as raças de canários, a plumagem pode ser do tipo NEVA- DO ou do tipo INTENSO. Quanto à primeira tem uma tonalidade mais cla- ra e o canário apresenta um aspecto mais denso e volumoso, quanto  à  se- gunda  tem  uma tonalidade mais  viva e intensa parecendo o canário mais esguio com as penas mais aderentes ao corpo.

Podemos ainda falar na variedade MOSAICO em que o canário  tem duas cores completamente distintas, em que o vermelho ou alaranjado é mais carregado nos machos do que nas fêmeas, facto esse pelo qual se distingue com alguma facilidade os machos das fêmeas

Sem comentários:

Enviar um comentário