terça-feira, 4 de junho de 2013

O QUE VI EU ?

Olá.

Há dias fui a casa do amigo Sérgio Magalhães e vi lá 4 lindas crias, já separadas pelo
separador à cerca de 5 dias .
Decorridos cerca de mais uns 8 dias, o meu amigo telefonou-me a dar-me a triste noticia de que as crias que havia visto uns dias antes, duas apareceram mortas no fundo da gaiola.
Depois de uma pausa ... retorqui para mim mesmo ... Não pode ser !!! ... impossível !!! ... não as tivesse visto eu cheias de saúde !.
Pois é amigos ... morreram mesmo duas e, mais tarde, a terceira cria.
Depois já junto dele, lá chegamos á conclusão das causas possíveis da morte ... foi por causa disto ... foi por causa daquilo ... foi por causa daquele outro motivo ... lá íamos retorquíndo um e outro.
Com um certo prepósito,  não vou aqui deixar um comentário às causas da morte. Para bem de todos os ornitológicos,  apenas o farei, dentro em breve, depois de ter alguma certeza do que possa ter acontecido.

Amigo Sérgio Magalhães, ... muita calma ... talvez em conjunto possamos dar conhecimentos a todos os ornitológicos do que possa ter acontecido, evitando assim erros iguais a outros.

Não as tenha visto eu cheias de saúde !!!

Canários T.Silva
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
   
                        Uns dias depois ... eis a minha resposta

Olá amigos.

 Depois de várias experiências, cheguei à conclusão do seguinte :

Amigo Sérgio ... os seus passarinhos não morreram do que inicialmente supúnhamos ...
doença da faca, propriamente dita. ( falarei disso mais tarde)
Morreram, quanto a mim, salvo melhor opinião, de uma má nutrição, pois estavam habituados a que os pais lhe dessem de comer atempadamente. Estavam muito bonitos ... mas não estavam preparados para a separação.
Sou de opinião que os passarinhos da 1ª. criação, sejam separados dos pais aos 32 dias, dependendo, mesmo assim, do andamento deles ... coisa que teremos de ver. Na 2ª criação aos 35 dias e na 3ª criação aos 37 dias ... vendo, em qualquer dos casos, o andamento deles. Nunca os separar antes do tempo indicado e assim evitaremos uma má nutrição e alguns desgostos.
Após o nascimento devem ser ajudados com, por exemplo, PRIMO CRIA EXTRA ou outra coisa.
Não falo aqui na 4ª ou 5ª criação, pois não aconselho a ninguém a que faça isso.

Cumprimentos

Canários T.Silva____________________________________________________________________

2 comentários:

  1. Viva, amigo...
    É verdade, coisas do caraças!!!
    Mas continuo com a minha teoria.
    Aquilo que já falamos, é aquilo que continuo a pensar e acreditar na minha versão.
    Faça lá as suas pesquisas, quem sabe a minha deixa terá alguma verdade!!!
    Forte abraço.

    ResponderEliminar
  2. Olá amigo Sérgio.
    Não vou dizer-lhe que sim nem que não... que não tenha razão ... mas sou como o Tomé ... ver para crer ... e logo nestas coisas de passarada !!!
    Estou, como sabe, a fazer algumas experiências e pesquisas e dentro de dias dir-lhe-ei as causas da morte dos seus passarinhos. Entretanto se quiser passar por aqui, logo vê o que estou a fazer ...
    Fique bem.
    Canários T.Silva

    ResponderEliminar