sexta-feira, 6 de abril de 2012

CUIDADOS A TER COM OS FILHOTES

Do 1º. ao 3º dia dos filhotes

Esta é a fase mais crítica da criação. É nela que ocorre o maior mortalidade. Então todo cuidado é pouco. As cautelas mais imediatas são: Oferecer comida macia ao casal, tais como: Farinhada duas vezes ao dia ou papa humida – maçã - semente de aveia descascada. Não se ponha a inventar!   E depois ficam  a perguntar-se do porquê dos filhotes ficarem com diarréia ou porque não se vingaram . Se tal acontecer, não culpe a fêmea!  Neste período não deve usar verduras ( tenha em atenção sempre este caso)  nem pão embebido em leite, pois este último azeda rapidamente.

Do 4º. ao 8º dia dos filhotes

É neste período que os filhotes crescem muito rapidamente e a necessidade de comida é cada vez maior. Entretanto uns crescem mais do que outros e tornam-se cada vez mais gulosos. Este é o principal motivo pelo qual se deve  inspecionar mais cuidadosamente o ninho para verificar se os filhotes estão com tamanhos semelhantes. Se algum deles estiver com tamanho maior ou menor, troque-o de ninho. Nesta altura deve-se continuar a dar comida ao casal igual à que se deu nos três primeiros dias. Pode-se acrescentar ao cardápio do casal algumas verduras uma vez ao dia como: chicória, ou almeirão, ou couve. O alface é desaconselhável, pois pode provocar diarréias, além de possuir  um grande grau de toxidade provocada por agrotóxicos. Entre o 5º e 7º dia deverá anilhar os filhotes.

Do 8º ao 30º dia dos filhotes

Nesse período começamos a notar uma definição maior das penas tornando o filhote com aparência mais bonita. É nesta ocasião que o acúmulo de fezes começa a ser percebido com maior intensidade na borda do ninho, já que a fêmea não mais se preocupa com a limpeza do mesmo. Sempre que isso aconteça, deve o ninho ser trocado por outro limpo. Isto não é tão prejudicial assim. Por volta do 17º dia eles já começaram a ficar na borda do ninho, iniciando as primeiras batidas de asas. Em torno do 18º dia os primeiros filhotes ensaiarão o abandono do ninho.Os filhotes deixam o ninho entre 18º e o 20º dia. Em alguns dias já  se estarão  a alimentar sozinhos e poderemos separá-los dos pais e iniciarmos novo ciclo da reprodução com o mesmo casal.

A partir do 30º. dia dos folhotes
APÓS “DESMAME”
Os filhotes deverão ser colocados em voadeiras de 1m x 50cm para que possam se exercitar voando. Os poleiros das voadeiras devem ficar em torno de 9,0 cm de altura da grade de fundo para que os filhotes tenham espaço livre para voar de uma lateral à outra de voadeira, ganhando com isso maior consistência muscular. O número aconselhável de filhotes novos até 3 meses de idade é de, no máximo, 15 por voadeira, devendo esta possuir 4 poleiros. Após esta idade, o ideal e no máximo 13 filhotes por voadeira. Neste caso. pode reduzir para apenas 3 poleiros por voadeira.

Tsilva

Sem comentários:

Enviar um comentário