sábado, 24 de setembro de 2011

TIVE UM CANÁRIO DOENTE ...

Com a muito pouca experiência que tenho, e isto não quer dizer que é assim, eu tive um canário, com os seguintes sintomas: Não comia, não voava, só dormia no fundo da gaiola e mantinha-se muito triste. Quando dei por isso, pois a fé de o salvar era muitíssimo pouca,  fiz o seguinte:
Administrei-lhe, via oral,no bebedouro, uns positos de VARIBIOTICO VET durante as primeiras 24 horas, tendo-lhe dado imediatamente um bocadito de maçã. Ao outro dia notei algumas melhoras no canário e aí retirei-lhe a água que havia levado o Varibiotico Vet, a administrei-lhe 3 gotas de AMINOVIT "L" e coloquei-lhe, sensivelmente, metade do gomo de maçã ... que ele quase não comeu, ao contrário do que aconteceu no 1º dia. Deixei permanecer o Aminovit cerca de 36 horas e o canário estava muito melhor ... já voava e o sono e a tristeza que tinha  havia desaparecido. Dei-lhe um banho de água misturada com um pouquinho (muito pouco mesmo) de VINAGRE DE CIDRA e ele refrescou-se à vontade. De seguida, administrei-lhe, no bebedouro, ANIMASTRATH ... cerca de 2/3 gotas e o canário está 5 estrelas. Claro que estou a pensar repetir a dose, decorridos cerca de oito dias.
Amigos ... isto foi o que fiz ao meu canário e resultou.
Teria sido isto um bom tratamento ou sarou completamente por méro acaso ?
Devo repetir o mesmo tratamento no período que penso?
Agradeço os vossos comentários para, de futuro, saber melhor como tratar os meus canários.
Um abraço
Tsilva

domingo, 11 de setembro de 2011

Atrás de qualquer coisa menos boa, mora sempre alguma coisa melhor ... ora vejamos:

Eram cerca de 23:30 quando o meu telemóvel tocou. Atendi e para meu espanto era o Sr. Armindo Tavares que, de imediato, me perguntou o que havia acontecido à minha canária. Depois de uma breve explicação, prontificou-se a substitui-la ao que respondi que não, pois a culpa do que aconteceu não tinha sido de sua responsabilidade.
Já um pouco mais calmo, logo muito cedo, enviei-lhe uma mensagem a dizer que aceitava a sua oferta mas com a condição de lhe pagar duas aves fêmeas ao preço acordado. Amigo ... pode-as trazer (tendo ficado acordado) quando entender e quizer.
Amigo Sr. Tavares
O amigo não me causou grande surpresa pela atitude que tomou. Basta a aragem para se ver quem vai na carroagem. No entanto, não deixo de dizer que são destas pessoas que o mundo em geral e muito, especialmente, a canaricultura precisa.
Obrigado, amigo Sr. Tavares, pelo seu valor humano.
Um abraço do
T. Silva 

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Grande desgosto o meu

Olá amigos
Hoje, de manhã, dei com uma canária arlequim português morta. Algum dia teria que ser o primeiro ... pois é ... foi hoje ... pela 1ª. vez vi um canário morto no meu canaril.
Não sei o porquê ... pois nada lhes falta. Zêlo a mais ? Não sei.
Um abraço  Tsilva